top of page

Claudia Andujar é destaque em nova mostra sobre os Yanomami em Belém

  • MA Cult
  • 20 de out.
  • 1 min de leitura

A exposição destaca diferentes momentos da carreira da artista, desde seus trabalhos experimentais de 1960 até os retratos dos Yanomami em 1970.



Série Reahu (Acervo Claudia Andujar/divulgação)
Série Reahu (Acervo Claudia Andujar/divulgação)

Em sintonia com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Belém recebe a exposição Claudia Andujar – Cosmovisão, no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-PA). A mostra reúne 71 obras da fotógrafa, refletindo seis décadas de trajetória e sua intensa relação com o povo Yanomami, consolidando Andujar como uma das maiores referências da fotografia indígena no mundo. A visitação segue até 18 de janeiro de 2026.


A exposição destaca diferentes momentos da carreira da artista, desde seus trabalhos experimentais na década de 1960 até os retratos dos Yanomami, feitos a partir de 1976, quando ela viveu com a comunidade durante um ano. Andujar utilizou técnicas inovadoras, como filmes infravermelhos, cromos riscados, filtros monocromáticos, justaposições e duplas exposições, para traduzir não apenas o visível, mas a espiritualidade e a cosmovisão do povo indígena.


Saiba mais aqui.

Comentários


bottom of page